
Conforme explica a psicóloga brasileira Luana Marques, que atua em Harvard, o comportamento reativo de evitar certos sentimentos é o grande sabotador do sucesso. “Ele aparece como resposta a algo percebido como ameaça, no sentido de trazer alívio emocional imediato. O problema é que gera consequências a longo prazo”, observa.
Assim, Confira, a seguir, os três principais sinais que a profissional traz de que você está evitando um sentimento percebido como negativo e como lidar melhor com as situações:
1. Fugas
Sabe quando o dia a dia está cheio de demandas e pendências, causando muita ansiedade, e você decide procrastinar ou então se dar o direito a alguns luxos?
Quando, para se aliviar da tensão, você bebe uma taça de vinho, ou quando não aceita uma ótima oportunidade de emprego porque acredita não ter as competências para atender a certas demandas?
Para mudar o pensamento, a dica é identificar o que está causando a ansiedade e se perguntar: “qual histórico eu tenho sobre isso?” ou “o que o meu melhor amigo diria nessa situação?”. A evidência pautada em experiências anteriores pode te tirar daquele mindset depreciativo.
2. Reação
Ao se deparar com uma situação desconfortável, você pode reagir com uma enxurrada de mensagens para que a última palavra seja a sua, perder a razão em uma conversa mais acalorada ou até ir atrás de inúmeras opiniões para encontrar uma que se alinhe com a sua.
Para a psicóloga, nesses casos, o ideal é parar e aceitar o desconforto, em vez de tentar eliminá-lo de qualquer jeito. Respire fundo, tente nomear todas as sensações do seu corpo. O problema não vai desaparecer, mas a sua mente estará mais tranquila para lidar com ele.
3. Comodismo
Muitas pessoas se acomodam em situações desconfortáveis por medo de tomar uma atitude e tentar algo novo. Você com certeza conhece alguém que prefere continuar no emprego que drena física e mentalmente em vez de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
As mudanças trazem incertezas, e nem todos estão prontos para lidar com isso. A dica de Luana Marques é identificar o que é importante para você e dar um passo nessa direção a cada dia, mesmo que seja uma breve dedicação de cinco minutos por vez.
Fonte: Portal Pequenas Empresas e Grande Negócios