
A procura por um emprego é preocupação de 10,6 milhões de pessoas no Brasil, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em junho. Mas, além dos desempregados, outros milhares de aposentados também estão em busca de uma oportunidade de trabalho, seja para complementar a renda ou mesmo para se manterem ativos.
Conseguir voltar para o mercado após os 60 anos não é fácil, mas não é impossível. Segundo a consultora de Recursos Humanos, Luciana Crnkovic, a aposentadoria pode ser um empecilho porque as empresas têm receio de que o funcionário possa ter menos compromisso e sair a qualquer momento por ter uma fonte de renda. Em contrapartida, a vivência de uma pessoa mais velha, com mais experiência de vida e mais maturidade emocional pode ser muito útil às empresas.
Confira algumas dicas se você é aposentado e quer uma vaga de trabalho.
Currículo – destacar a vasta experiência, mas focar na área da vaga que está sendo procurada. O currículo precisa ter foco. Ou evidenciar as experiências de afinidade com a área preterida ou as experiências mais recentes. É preciso salientar os resultados conquistados, não apenas o cargo trabalhado, e também mostrar outras competências como trabalho em equipe, comunicação, empatia. “Se montar um currículo de alguém que tem muita experiência com todas as experiências que ele tem, vai acabar desviando o olhar do recrutador. Currículo com muitas páginas faz com que o recrutador acabe não observando com a devida atenção o que precisa”, explica a especialista.
Contratação por projeto – ao invés de buscar uma vaga fixa, procurar oportunidades de atuação em projetos que estejam sendo implantados nas empresas, cujas áreas o profissional tenha experiência.
Capacitação – é preciso estar sempre atualizado, sobretudo com os recursos tecnológicos. “A qualificação é para sempre se você quer estar no mercado de trabalho”, afirma Luciana.
Incentivo legal
Um projeto de lei que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado propõe implementar um sistema de incentivos fiscais para empresas que contratarem pessoas acima de 60 anos. De autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o Projeto de Lei 4.890/19 permitiria à empresa deduzir um salário mínimo da contribuição à seguridade social a cada seis meses de trabalho do funcionário com mais de 60 anos.
Além disso, também teria o direito de deduzir da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) os salários que pagar a este funcionário. O prazo do benefício seria de 5 anos. O projeto está na CAE do Senado desde 7 de dezembro de 2021 e, se aprovado, vai direto para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Portal G1/São Paulo