
O indiano Ram Charan, considerado o maior consultor de liderança no mundo, desembarca em São Paulo para participar do Flash Humanidades 2023, evento que acontece no dia 15 de agosto em São Paulo, no Villa Blue Tree, na Zona Sul da cidade. O encontro, que estima reunir em torno de 450 líderes da área de recursos humanos, terá como foco temas que tratam de engajamento e futuro do trabalho diante das transformações profundas vividas pela sociedade nos últimos anos. O renomado guru, que tem 60 anos de vivência no universo corporativo e passou por diferentes ciclos sociais e econômicos, irá abordar a questão da relevante mudança em curso: a da percepção dos colaboradores sobre as empresas.
O comunicador Marcelo Tas, conhecido por conduzir grandes entrevistas no programa Provoca, da TV Cultura, estará no palco com Charan. Autor de mais de 35 obras, que juntas venderam 4 milhões de cópias, entre elas o best-seller Pipeline de Liderança, Ram é o primeiro indiano a lecionar em Harvard, sendo apontado como uma das pessoas mais influentes em governança corporativa e liderança. Além disso, foi mentor de vários líderes de sucesso, como Jack Welch, o lendário CEO da General Electric.
Outros importantes nomes do mercado também estarão presentes no Flash Humanidades deste ano debatendo liderança, cultura e processos para reencantar as pessoas. Entre eles, Rachel Maia, ex-CEO da Lacoste, e atual conselheira de empresas como a Vale; Flavia Bittencourt, CEO da Adidas; e Lídia Abdalla, CEO do grupo Sabin.
Engajamento é estratégia de negócio
Estudos mostram que as empresas estão deixando de ser locais em que as pessoas querem estar. Para debater esse movimento, o tema principal desta edição do Flash Humanidades é Engajamento — Construindo Empresas que Encantam.
Segundo o relatório State of the Global Workplace 2023, da consultoria Gallup, apenas 23% dos funcionários se sentem engajados hoje. Ou seja, veem significado no seu trabalho e se sentem conectados com os colegas, o líder e o empregador. A maioria, 77%, se diz não engajada: 59% aderiram à onda do quiet quitting (“demissão silenciosa”), em que fazem o mínimo de esforço necessário até serem mandados embora, e 18% não escondem o seu descontentamento, mas não deixam o emprego por falta de outra opção, em um fenômeno chamado de loud quitting (“demissão ruidosa”). Nesse contexto, discutir como reencantar e motivar talentos vai muito além de um assunto de RH – é essencial para o negócio como um todo, devendo ser parte de sua estratégia.
Benchmarking de inovação em RH
Além dos painéis, os participantes ainda terão a oportunidade de acompanhar a final do Think Work Flash Innovations, prêmio realizado pela Think Work com o apoio exclusivo da Flash, com cases inéditos em gestão de pessoas. É o maior prêmio de inovação em Recursos Humanos do Brasil, com mais de 400 projetos inscritos, em 12 categorias.
Fonte: Portal Exame