
“O Futuro do RH” foi um dos temas centrais abordados durante o HR4Results 2023, maior evento do setor de Recursos Humanos e Liderança da América Latina, realizado recentemente em São Paulo/SP. Painelistas renomados discutiram o impacto da inteligência artificial, automação de processos e analytics na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao capital humano. Além disso, foram exploradas as melhores práticas para promover a adaptação dos colaboradores às mudanças tecnológicas e garantir o engajamento em um ambiente digital.
O encontro reuniu mais de 5 mil participantes, que tiveram a oportunidade de participar de uma centena de palestras, tendo com um dos destaques a apresentação magna do inglês David Green, maior referência em People Analytics do mundo. Ele veio ao Brasil pela primeira vez, exclusivamente para o evento. Igualmente, o evento contou com a exibição antecipada de seu novo estudo sobre qualificação do profissional de RH.
No espaço da feira de negócios, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações em tecnologia e serviços relacionados à gestão de recursos humanos. De softwares de gerenciamento de talentos às plataformas de aprendizagem online, a exposição trouxe um panorama das soluções disponíveis para apoiar as empresas em suas estratégias de RH.
Conversas que impulsionam
Com foco na transformação digital, saúde mental, performance e desenvolvimento de habilidades para liderança, o evento reforçou a importância da área de RH como um elemento-chave para impulsionar o sucesso das organizações. Os participantes saíram do evento com uma visão mais abrangente sobre as melhores práticas, tendências emergentes e ferramentas disponíveis para enfrentar os desafios e promover resultados positivos em suas respectivas empresas. De acordo com o estudo Modelos Operacionais de RH, realizado pela consultoria Mercer, que entrevistou 857 pessoas em 39 países diferentes, sendo 200 respondentes do Brasil, constatou que 43% dos Business Partners ainda estão presos em atividades operacionais. Menos de 20% das empresas também utilizam aplicativos e sistemas automatizados em que líderes e colaboradores consigam consultar informações e realizar solicitações de forma autônoma.
Vale destacar ainda que de acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, 69% das organizações citam a diversidade e equidade da força de trabalho como uma prioridade estratégica, mas ainda encontram obstáculos para transformar a frente em um mindset de todo o negócio.
Fonte: Portal Mundo RH