O papel do RH na humanização da gestão de equipes remotas

Com as mudanças sociais dos últimos anos, o home office virou realidade em muitas empresas. Porém, a humanização dos processos se tornou um desafio por trás das telas. A responsabilidade de solucionar essa questão é do profissional de Recursos Humanos, que, por meio de diversas ações, consegue auxiliar na integração de equipe, comunicação remota e acompanhamento dos profissionais.

Qual a importância de humanizar a gestão de equipes remotas?

A humanização na gestão de equipes remotas é essencial para gerar integração do time, engajamento profissional e sentimento de pertencimento à instituição. Através de ações de RH e medidas de comunicação, os líderes e diretores têm meios para implementar a gestão a distância com qualidade.

Tendo em vista que o home office é a preferência para mais de 50% dos brasileiros, as empresas devem estruturar bem seu ambiente de trabalho remoto, com ferramentas que auxiliam na humanização dos processos. Dados da Global Line, dão conta que 70% dos profissionais que trabalham nesse tipo de regime sentem que deve haver maior foco das empresas em desenvolver uma cultura humanizada e colaborativa. De acordo com a pesquisa, as maiores dificuldades dos colaboradores que trabalham em casa, são:

68% – Socialização;

33% – Desenvolvimento de confiança;

28% – Comunicação

22% – Envio de feedback;

22% – Visualização da meta comum;

15% – Liderança;

14% – Criação de laços de amizade.

Com excelente estratégia humanizada, o RH conseguirá proporcionar aos colaboradores mais qualidade de vida no trabalho, potencializando sua produtividade, felicidade e desempenho.

Principais desafios de gerenciar colaboradores a distância

Como a gestão remota de equipes é algo que cresceu por meio da necessidade causada pela pandemia da Covid-19, muitas empresas ainda possuem desafios nesse aspecto. Além do foco na cultura humanizada, a pesquisa feita pela Global Line também apresenta quais são as melhorias que as lideranças de RH precisam fazer. São elas:

Comunicação efetiva;

Manter o engajamento dos colaboradores;

Onboarding dos novos talentos;

Repensar práticas organizacionais;

Fazer avaliação de performance;

Investir em ferramentas/treinamentos de desenvolvimento humano.

Além disso, há outras questões que os colaboradores podem enfrentar individualmente, como desregulação da rotina; problemas com barulho de vizinhos, construções de empreendimentos ou da movimentação na rua; instabilidade da internet; falta de contato com outras pessoas; ausência de ambiente ergonômico; entre outros.

Isso pode afetar inclusive a saúde mental do profissional, levando-o a ter baixa produtividade e concentração. Ademais, é difícil saber se um colaborador está emocionalmente bem através de uma tela, por exemplo. Sendo assim, a gestão de pessoas será falha se não houver um canal de comunicação eficiente, assertivo, acolhedor e saudável.

4 dicas para o RH promover a humanização ao conduzir as equipes

– Fortaleça e promova a cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa só se manterá ativa digitalmente se houver princípios e valores bem definidos. Assim, o colaborador conseguirá vivenciá-las de modo natural, sem que tenha uma pessoa literalmente ao lado dizendo como agir.

E através de ações de endomarketing, a empresa irá perpetuar seu DNA. Algumas delas, são:

– Reuniões, eventos e momentos de partilhamento sobre o trabalho;

– Transparência sobre as metas e desafios da corporação;

– Dinâmicas e happy hours de integração em equipe;

– Manual de política interna;

– Treinamento de lideranças.

Todas essas ações ajudam a instituição a compartilhar sua visão de forma diária, por meio de seus líderes e condutas internas.

– Estabeleça boa cultura de feedback

O feedback é a maneira que líderes e colegas de trabalho podem auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores. Todavia, a distância pode dificultar a percepção dos profissionais sobre a qualidade do seu trabalho, assim como a falta de reconhecimento pode causar desmotivação. Estabelecer boa cultura de feedbacks, incentivando essa troca, vai ajudar a promover engajamento, senso de pertencimento e desenvolvimento nos trabalhadores.

Para isso, deve-se evitar o uso de Whatsapp, e-mail e outros canais de comunicação instantânea, justamente para que a informação não pareça uma conversa, ou pior, não seja lida com atenção. Procure utilizar ferramentas para home office que possuem o objetivo de estabelecer formalidade nessa ação. Isso ajudará na efetividade do feedback no dia a dia, assim como na comunicação assertiva e diminuição de conflitos.

– Crie e implemente um plano estratégico de ações para humanizar a relação no trabalho remoto

O planejamento estratégico que o RH deve realizar leva em consideração as necessidades da empresa sobre os colaboradores.

Para colocá-lo em prática, é preciso realizar:

– Levantamento de objetivos da empresa;

– Levantamento de objetivos do RH;

– Preparação dos gestores;

– Análise do clima organizacional;

– Análise SWOT;

– Definição de metas;

– Plano de ação;

– Monitoramento e controle de métricas.

Esse é um passo a passo que pode ser aplicado tanto para algo específico (neste caso, interligado à humanização da empresa para gestão à distância) quanto para estratégia geral da empresa.

– Use a tecnologia para facilitar as rotinas do setor e o trabalho dos colaboradores

Utilizar softwares de RH otimiza as rotinas burocráticas do setor. Assim, o profissional de Recursos Humanos terá mais tempo para se dedicar à humanização das relações. Outros softwares e ferramentas de tarefas e projetos também auxiliam a gestão a distância para os líderes, e organizam a rotina dos colaboradores. Ou seja, usar a tecnologia ajudará seu setor a se transformar em um RH estratégico, pois irá automatizar e controlar as atividades burocráticas, proporcionando mais condições para promover:

– Pesquisa de clima;

– Treinamento de colaboradores;

– Plano de carreira;

– Dinâmicas de integração.

Fonte:  Portal MundoRH