O que é ser Consultor de Recursos Humanos

Engana-se quem pensa que os profissionais de Recursos Humanos de uma empresa tem como função apenas contratar e demitir pessoas. O profissional de RH tem diferentes possibilidades de trabalho, entre elas ser autônomo, em outras palavras, ser um Consultor.

Como funciona o trabalho?

Primeiro, esse profissional atua por conta própria, possui qualificação e presta serviço a empresas sem estabelecer vínculo empregatício. O Consultor de RH apresenta uma visão externa da relação entre os funcionários e os gestores de uma empresa. Sendo assim, consegue traçar planos de mudança com o objetivo de otimizar o ambiente organizacional, alinhado aos objetivos do cliente e aos interesses dos colaboradores.

Isso torna possível que problemas enfrentados pela empresa sejam encarados de outra maneira e novas perspectivas sejam apresentadas. Portanto, o Consultor é um profissional muito atento aos detalhes, que consegue analisar situações e dá recomendações de que modo agir. Como qualquer serviço requisitado, trabalha naquilo que o cliente estiver precisando.

Principais funções de uma consultoria:

– Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH;

– Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas;

– Estabelecer metas;

– Traçar caminhos para alcançar resultados.

A demanda por consultorias de RH vem tendo alta por conta de seus benefícios: correção de problemas institucionais, melhoria no clima organizacional, pensamento voltado à gestão estratégica, ideias inovadoras para solução de problemas, redução de custos operacionais, realização de auditoria, além de ter uma visão neutra sobre a situação.

Quem pode ser consultor de RH?

Profissionais de Recursos Humanos podem ter as mais diversas formações. Entre elas, gestão de RH, Psicologia, Administração de Empresas e outras. O que importa no mundo do RH é o conhecimento específico sobre a área. Logo, o terreno para pessoas que querem se tornar profissionais de RH é muito fértil para quem estiver começando. Não importa qual sua formação, é possível correr atrás do conhecimento necessário para se destacar neste segmento.

Tipos de atuação

Como profissional autônomo, o Consultor de RH possui duas formas de contrato com as empresas que querem seu serviço:

● Serviço fechado em um pacote de horas:

Não importa a demanda ou os afazeres, ao contratar o serviço, foi acordado um número específico de horas mensais em que você se dedica exclusivamente àquela empresa. Porém, apenas nesta janela de tempo que poderá contribuir com o que for necessário.

● Serviço por projeto:

O contrato é fechado pela implementação de um projeto específico. Ou seja, já há um fim certo para o serviço e, portanto, há como fazer um planejamento mais detalhado.

Qual o perfil do Consultor?

Um bom consultor precisa ser analítico, ter jogo de cintura para trabalhar com outras pessoas e ter a vontade de resolver problemas.

Essas são algumas características importantes de se ter nessa profissão:

– Capacidade de expressar ideias em palavras;

– Saber ouvir e observar;

– Ser um bom educador;

– Ser flexível;

– Ter sinceridade e passar autenticidade no que fala;

– Ter empatia.

Como todo bom profissional em qualquer área, o Consultor de RH precisa sempre estar antenado ao que acontece no mercado e buscar se atualizar para não ficar defasado com a realidade.

Fonte: Portal RHPraVocê / Por Elissandra da Mata, fundadora do Instituto RH na Prática