
Vindo da língua inglesa, People Analytics quer dizer “Análise de Pessoas”. A ferramenta, que faz referência a Análise de Dados, unifica o uso de informações a boas práticas de recursos humanos, com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho, a gestão de talentos, bem como a cultura e o clima organizacional para os colaboradores de uma empresa. Sendo assim uma atividade que deve ser feita regularmente para que gere resultados para a organização.
A ideia é poder analisar, a partir de estudos internos, como os funcionários da companhia se sentem em relação a ela e, diante disso, pensar iniciativas para melhorar o espaço de trabalho. É o caso de aplicações de estudos como o Índice de Felicidade no Trabalho, por exemplo.
Como surgiu o People Analytics?
O termo surgiu dentro do Google, uma das maiores empresas da área de tecnologia e gestão da informação do mundo. Isso aconteceu no início do século 21, nos anos 2000, quando a empresa já tinha um setor operacional dedicado ao estudo das pessoas no espaço de trabalho.
Para que serve o People Analytics?
People Analytics serve para que uma instituição possa fazer uso de dados para que o espaço de trabalho seja mais saudável e otimizado em diversos sentidos.
Dessa forma, o objetivo é unir dados e experiência particular do negócio para uma cultura e clima organizacional mais agradável para todos. Além disso, People Analytics também ajuda na gestão de talentos. Algumas opções são:
– Seleção – analisando currículo técnico e habilidades interpessoais em relação ao perfil da empresa;
– Desempenho – medindo e comparando informações relacionadas ao desenvolvimento de atividades de um setor;
– Retenção – avaliando formas de reter talentos dentro da empresa;
– Carreira – estudando medidas que visem trabalhar e desenvolver o negócio e os colaboradores profissionalmente;
– Clima organizacional – identificando formas de melhorar, manter ou mediar questões de conflitos e relacionamento na empresa.
Como funciona o People Analytics?
Em geral, o People Analytics funciona assim: a empresa colhe dados dentro do seu próprio espaço e os atravessa com outros dados que podem vir de pesquisas externas, contextos semelhantes ou diferentes, dados públicos e outros tipos de informações em geral.
Os dados coletados partem de um ciclo que envolve a coleta de dados, avaliação e ação. Ou seja, a partir dos relatórios de People Analytics, a empresa vai coletar e analisar os dados para poder tomar atitudes que melhorem e/ou possam otimizar o ambiente de trabalho em diversos aspectos.
O foco do People Analytics é facilitar diversos processos dentro de um negócio que envolvam pessoas: contratações, benefícios, remuneração, desenvolvimento profissional, gestão de talentos, entre outros.
Como implementar People Analytics?
Para implementar People Analytics em uma organização é ideal que você conte com profissionais da área de gestão e recursos humanos. Isso, para que eles possam melhor conduzir, aplicar e desenvolver estudos e iniciativas a respeito do que se refere às pessoas do seu negócio.
Em seguida, é preciso periodicidade nos estudos de People Analytics. Ou seja, para que você possa avaliar o resultado e o desempenho das suas ações, é preciso que pesquisas sejam feitas regularmente para monitorar o andamento das iniciativas.
Avaliações constantes fazem parte de um setor de People Analytics bem estruturado. É preciso observar o andamento das atividades, ficar de olho em indicadores e fazer comparações periodicamente para observar tendências.
Benefícios do People Analytics
– Agilidade na tomada de decisões;
– Otimização de processos;
– Iniciativas mais precisas;
– Solução de conflitos;
– Melhores contratações;
– Clima e cultura organizacional mais agradável;
– Melhor gestão.
Fonte: Blog Gran